Guimarães

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em Dezembro desde 2001, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem as visita.

 

  Unesco

 

G1 G2 G3 G4 G5 G6 CEC1 CEC2 CEC3 CEC4 CEC5

 

A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas, o que se manifestou na sua nomeação para Capital Europeia da Cultura em 2012. Estes factores levaram Guimarães a ser eleita pelo New York Times, em 2011, como um dos 41 locais a visitar e a ser considerada como um dos emergentes pontos culturais da Península Ibérica.

 

  Capital Europeia da Cultura
Para prolongar a notoriedade nacional e internacional que teve com a Capital Europeia da Cultura em 2012, candidata-se a Cidade Europeia do Desporto. Guimarães, “Cidade Europeia do Desporto 2013”, é a primeira cidade portuguesa a receber este título.

 

  Capital Europeia da Cultura